Ainda chove, está esfriando e eu estou muito tranquila... amanhã é feriado e vou dormir até o Pedro me acordar. O que provavelmente acontecerá umas 8:00hs.
Os meninos já estão na fazenda com o pai. Sempre que tem feriado é assim.
O João Guilherme adora ir pra lá. Até bem pouco tempo, ele me considerava culpada pela separação, embora não dissesse claramente isso. Agora, me parece que ele consegue ver que houve erro de ambas as partes... Está adolescente e também vê benefícios de ter duas casas.
Quando eles estão lá, me ligam todas as noites. Me sinto contente, pois se lembram de mim e se preocupam comigo. Somos uma família.
As vezes me pego sonhando com a nossa família crescendo. Com as noras que eles vão me dar e com meus netos. Quero tanto que minha casa fique cheia de gente que se ame de verdade... Hoje somos quatro... daqui há 20 anos, quem sabe seremos 10 ou mais.
Será que já terá nascido meu neto escritor? Quero muito poder estar viva e saudável para ver minha família crescendo. Poder conhecer minhas futuras gerações já que me perdi das antepassadas.
Tenho medo do futuro, de ficar doente ou de enlouquecer... esses medos devem ser comuns a quem seja responsável por pessoas que dependem exclusivamente delas. O Pedro depende exclusivamente de mim.
Quando ele nasceu, passei o momento mais terrível da minha vida, sem dinheiro, sem marido, sem ninguém pra me ajudar a suportar a doença moral em que eu estava metida, com dois filhos pequenos e com um bebê recém-nascido. Muitas vezes pensei em deixar os meninos com o João, o Pedro para uma amiga e pegar um ônibus sem destino para bem longe e morrer como indigente em algum canto qualquer... foi uma angústia que até hoje me dói profundamente. Ainda não consigo ver o porque tive que passar por isso, e me sinto culpada pela escolha errada que fiz... me sinto culpada por ter pensado coisas horríveis... Eu repetindo o que fizeram comigo? Não... isso jamais!!
Os dias foram passando. A dor e a angústia foram dando lugar a esperança e a lucidez... a tempestade foi passando...
Ainda não saiu um sol brilhante, mas sobrevivemos todos, e isso já é uma vitória... Outras ainda virão e o sol vai brilhar...
Espero que o sol volte a brilhar amanhã, literalmente... Estou cansada de chuva!
Nenhum comentário:
Postar um comentário