Paranoia é a mania de perseguição.
O indivíduo vê inimigos a sua espreita onde não existe.
A doença se desenvolve de diversas maneiras e por diversos motivos.
A culpa é apenas um desses motivos.
A pessoa sabe que fez algo errado e como precisa permanecer escondendo o erro, ela acaba se tornando refém de sua própria culpa e para isso personifica a culpa e a transforma num inimigo real.
Seria como transferir para alguém a força que o culpa tem.
Assim a doente precisa o tempo todo lutar contra essa pessoa. São lutas por sobrevivência, como se o "inimigo" quisesse devorá-la a todo instante.
Em alguns casos a doença progride até o ponto da loucura.
Meu pai era paranoico, segundo a marion.
Deve ser triste ser atormentado por monstros que nós mesmo criamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário