"Queridos amigos, vou confessar duas coisas importantes para vcs hj, na verdade é um desabafo. A primeira é que nunca rejeito alguém q me add, se quer ser amigo no face é pq quer ser meu amigo, saibam também que a maioria de meus amigos são alunos, professores ou funcionários do Colégio Amanda, o qual sou diretora e por isso vou contar para vcs que qdo voltei de viagem das férias estava decidida a desistir do cargo pq algumas pessoas desagradáveis fizeram coisas "desagradáveis" no ano passado para me desanimar e saibam que quase conseguiram. Então conversei com algumas pessoas que confio muito, inclusive minha chefe, e pedi opiniões e após ouvir e refletir que fui muito bem votada na eleição para diretores em 2011, que inúmeras pessoas gostaram do meu trabalho ao fazer muitas melhorias no colégio e que confiam em mim, resolvi continuar nesta luta, e quero dizer para vcs que farei algumas mudanças e que não vou desistir, pq as pessoas que me apoiam: excelentes professores, excelentes alunos e excelentes funcionários, que são muitos, não merecem que eu desista. É isso pessoal, vou continuar, e se concordarem com minhas propostas vamos melhorar ainda muito mais o ensino no querido colégio AMANDA. Obrigada, um abraço!" ( esse belo texto foi postado no facebook pela diretora do colégio que eu trabalho, no dia 26 de janeiro)
Embora esse mesmo discurso de "pensei em largar tudo" já tenha sido usado algumas outras vezes pela mesma competente e digna senhora, esse em especial me põem em cena
Bem, não preciso nem dizer que as pessoas desagradáveis me incluem e as coisas "desagradáveis" também foram feitas, boa parte, por mim - tudo o que fiz está relatado aqui entre os meses de agosto e dezembro do ano passado. Infelizmente dizer e fazer o que é certo não agrada muito os que andam na contramão da transparência e clareza de ações e atitudes.
Desde ontem eu estou aqui pensando que retornar ao trabalho não será tarefa muito fácil. Não por essas palavras ditas acima, mas por atitudes que estão se pré-exibindo. Já sei que as bombas foram colocadas e vou pisar num campo minado.
Definitivamente não era esse retorno que eu esperava, mas se é ele que tenho... ok
Vou com a consciência tranquila e com certeza de estar correta nas minhas atitudes.
Estamos na democracia de 2013, não no nordeste dos coronéis dos séculos passados. Podemos e devemos ter opiniões confrontantes e delas tirar ações construtivas e criadoras, não destrutivas e demolidoras.
Não precisamos e não devemos ser amigos, afinal entre amigos, inegavelmente, nasce uma cumplicidade e uma troca de favores que nada contribuem, pelo contrário destroem o crescimento da educação que tanto almejamos.
Ao escrever sobre isso me vem a mente a imagem de um dos livros de Lima Barreto ou Aluísio de Azevedo, não sei precisar exatamente o livro nem o autor agora, mas isso não tem a menor importância. O relevante é a cena das mulheres que iam lavar suas roupas nos rios e alí ficavam brigando em público assuntos tão íntimos e particulares, confundindo o público do privado. Mostrando toda sua degradação para o povo, que de camarote, assistia a tudo sem entender praticamente nada, estando alí só pelo espetacular show de gritos, ofensas, socos e unhadas que misteriosamente prendem a atenção dos expectadores passivos até hoje.
As diferenças expostas em público, envolvendo muitas pessoas e convidando outras tantas a se posicionar numa guerra de gentinha. Que coisa mais deplorável e deselegante.
A essa pessoa todo o meu desprezo.
Aos meus alunos e colegas meu sempre respeito.
A mim todo o meu caráter.
Que venha o ano letivo de 2013!
