Real Time Web Analytics

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Hoje começaram as aulas para todo mundo, menos para mim. Escolhi a quinta-feira como folga. Ganhei um dia a mais de descanso e não preciso fazer parte das palhaçadas iniciais: "Estamos felizes por ver vocês de novo", "Aqui nessa escola é proibido o uso de celulares e bonés", Se vocês estiverem sem uniforme terão que voltar para casa trocar ou vestir um da escola", Esse ano as regras serão cumpridas" e por aí vai. Nenhuma delas realmente é verdade. Lá por maio o barco já naufragou e o "salve-se quem puder" estará instaurado.
Uma visão meio pessimista para quem se diz amante da sua profissão, não acha, Roxana?
É verdade, um tanto pessimista, mas real.
Imaginar que esse ano as coisas serão diferentes é viver no mundo dos sonhos e das ideias geniais. Apesar de acreditar em coisas utópicas, essa crença não se encaixa ao meu ambiente de trabalho. Não por esses 3 longos anos que se instauraram e que só terminam no final do ano que vem.
Tentei a remoção legal, mas não consegui. Tentei a remoção por argumentação, não consegui também. "Professora, veja que seu papel é fundamental num ambiente desses." 
É, Jesus também teve papel fundamental na humanidade, mas o que fizeram com ele? O cravaram numa cruz.
Longe, infinitamente longe querer me comparar a magnífica existência de Cristo, mas olha só o que faz a cruel e ignorante massa popular!
Me sinto desmotivada ao trabalho, mas sei que isso é só momentâneo. Amanhã ao olhar aqueles olhinhos brilhando sedentos de mim (ao menos amanhã será assim) eu vou me despir de toda essa minha amargura inicial e vou pôr fé na esperança que a cada ano me move a continuar e que lá por maio vai me fazer salvar alguns junto comigo. Sou formiga, já falei sobre isso. Sou insignificante formiga no trabalho árdua de carregar minhas folhinhas 14 vezes mais pesadas que meu corpo. 
Mas sabe que no fundo vale a pena! 
Tudo vale a pena se a alma não é pequena, como diria Fernando Pessoa.
E pensando nisso, na alma pequena e na alma grande, mudo de assunto. Retomando o que escrevi na última postagem.
Não vou deixar de escrever, pelo contrário, Estarei aqui sempre que possível contando das minhas muitas histórias de vida e do quanto insignificante me sinto frente a esse mundo de falsidades e hipocrisias. Venha sempre ler o que eu escrevo. Quem sabe um dia você se depara com algo que vai mudar sua vida para sempre. Não é esse o meu objetivo. Não posso ousar tanto, mas como digo para meus alunos: De tanto ler a gente muda a forma de ver as coisas e talvez seja mais feliz.
Não se prenda apenas nessas besteiras escritas aqui. Vá a livros de verdade. Compre livros que mudarão seu caráter, sua forma de ver as coisas e de me ver também. 
Ah se eu pudesse colocar em palavras  quanto me sinto feliz lendo! Pena que os livros acabem tão rápido e me deixem com um estranho vazio que só se preenche com outra leitura... 
Quem dera eu conseguisse alcançar mais alunos com esse meu amor pelos livros.
Bem, depois dessa salada textual (quem dera eu conseguisse escrever bem), vou finalizar minha caixa de livros. 
Volto ainda hoje com a foto que prometi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário