Serei breve, uma dor muito intensa no estômago, meu velho e sempre frágil estômago...
De certo que vou precisar comer couve como na última gastrite. Já estou tendo dores com frequência... as gastrites me acontecem sempre assim desde que me conheço por gente.
Mas antes de ir quero compartilhar o texto que recebi da terapeuta.
Um dia você aprende que deve obedecer. Um dia você aprende que não pode
ter tudo o que quer, que gente que tem orgulho próprio é chato e que se
deve ser solidário. Que você não deve confiar em ninguém, que deve
'fazer o bem sem olhar a quem', que, se for menino, não chora e que, se
for menina, deve se preservar.
Você vê que a vida é só uma e que
deve aproveitá-la. Você aprende que deve-se pensar duas vezes antes de
tomar qualquer atitude. Você aprende que deve aprender com seus erros e
aprende que raramente aprende com seus erros. Você aprende a se
contradizer, você aprende a mudar de idéia, você aprende a se calar,
você aprende a aceitar. Aprende que deve lutar pelos seus ideais.
Aprende que deve sonhar e que deve ter os pés no chão.
Você
percebe que quem imita os outros não tem personalidade e que quem é
autêntico é esquisito e excluído. Você aprende que as pessoas podem ser
muito cruéis. Que as pessoas podem dar tudo de si mesmas para ajudar.
Você aprende que sentir ciúmes é ruim. Você aprende que quem não sente
ciúmes é desleixado.
Aprende que não deve se preocupar muito com
as coisas. Aprende que não deve deixar a vida correr solta. Que o maior
tesouro são os amigos e que você perde os amigos. E ao perder, ainda
jogam na sua cara que não era uma amizade verdadeira. Que os outros te
julgam e que você não deve julgar ninguém. Que deve-se olhar além das
aparências. Que as pessoas te julgam pelo que você aparenta. Que
dinheiro importa. Que amor acaba. Que amor verdadeiro não acaba. Que não
existe amor verdadeiro. Que dinheiro não trás felicidade.
Aprende
que quanto mais você se esforça, mais insuficiente parece ser. E que
não se deve desistir dos sonhos. Também, que se deve desistir de coisas
que não se consegue depois de tentar muito. Aprende que a vida é curta.
Aprende que você ainda tem a vida toda pela frente. Aprende que há
burrices como preconceito e discriminação. Aprende que sente
preconceito. Aprende que julga os outros e aprende que se deve aprender a
tratar as pessoas igualmente. Aprende que as pessoas não são iguais.
Aprende que as pessoas somos iguais. E que alguns são mais iguais que os
outros.
Aprende que não pode errar e que não se acerta sempre.
Aprende
que cantar faz bem. Aprende que pode-se ser altamente repreendido por
cantar. Aprende que dançar é bom e que as pessoas podem te repreender
por dançar. Aprende que as pessoas te magoam sem nem precisarem de um
motivo. E que podem fazer comentários como se você não se importasse com
aquilo.
Aprende que quando a pessoa é fora dos padrões ela se
sente ofendida quando lhe falam isso. Aprende que as pessoas são fora
dos padrões e fingem não se importar. Que fazer piadas é legal e que é
melhor fazê-las do que manter a amizade. E que quem não aceita as piadas
são tolos. Que a sinceridade é utópica e desnecessária. Que sinceridade
é tudo. Que confiança se perde fácil.
Aprende que por mais que
tente o contrário, um dia vai magoar alguém. Aprende que com conversas
tudo se resolve. Aprende que tem gente que não sabe conversar e que
nessas conversas, as palavras podem funcionar como armas.
Aprende
que de repente as palavras podem significar nada, algo muito importante
ou várias coisas. Aprende que alguns momentos são inúteis... e que
outros, que parecem ser tão simples, mudam tudo.
No fim, você aprende que tudo o que você aprende chega a um belo resultado: aporia. Mario Quintana
Uma explicação:
A Aporia [Do gr. aporia, “caminho inexpugnável, sem saída”,
“dificuldade”.] é definida como uma dificuldade, impasse, paradoxo,
dúvida, incerteza ou momento de autocontradição que impedem que o
sentido de um texto ou de uma proposição seja determinado.
Ao estudo das aporias designa-se de aporética.
Gostei!!
Hoje não, mas falamos disso e de outras coisinhas em breve... A terapia, agora sim, vai me ajudar!!
Boa noite, preciso deitar... muita dor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário