Real Time Web Analytics

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Eu!
Prisioneiro meu
Descobri no brêu
Uma constelação...
Céus!
Conheci os céus
Pelos olhos seus
Véu de contemplação...
Deus!
Condenado eu fui
A forjar o amor
No aço do rancor
E a transpor as leis
Mesquinhas dos mortais...
Vou!
Entre a redenção
E o esplendor
De por você viver...
Sim!
Quis sair de mim
Esquecer quem sou
E respirar por ti
E assim transpor as leis
Mesquinhas dos mortais...
Agoniza virgem Fênix
O amor!
Entre cinzas arco-íris
Esplendor!
Por viver às juras
De satisfazer o ego mortal...
Coisa pequenina
Centelha divina
Renasceu das cinzas
Onde foi ruína
Pássaro ferido
Hoje é paraíso...
Luz da minha vida
Pedra de alquimia
Tudo o que eu queria
Renascer das cinzas...
E eu!
Quando o frio vem
Nos aquecer o coração
Quando a noite faz nascer
A luz da escuridão
E a dor revela a mais
Esplêndida emoção...
O amor!
Quando o frio vem
Nos aquecer o coração
Quando a noite faz nascer
A luz da escuridão
E a dor revela a mais
Esplêndida emoção...
Quando o frio vem
Nos aquecer o coração
Quando a noite faz nascer
A luz da escuridão
E a dor revela a mais
Esplêndida emoção
O amor!...


Lindíssima!!!!
Acho que estou me curando, definitivamente, dos traumas que me derrubaram nos últimos anos. Não que eu tenha uma percepção exata do quanto mudei pelos sofrimentos. Falo apenas do que sinto.
Minhas amigas que me informam o quanto estou melhor... não acredito nelas totalmente, afinal elas não me veem como realmente sou, me veem baseadas nelas. Todos somos assim... para definir alguém, nos usamos como índice... e assim a probabilidade de erro é grande. 
Todos somos únicos, não há comparação adequada...
Mas voltando ao que eu percebi da minha reconstrução.
Agora pouco eu estava assistindo novela e pesquisando receita de pratos diferentes para o fim de semana. Cada novo fim de semana quero fazer algo novo para meus filhos. 
Como é bom me perceber sentindo prazer em algo tão simples. Não me lembro de outro momento em que eu me sentisse tão em paz em casa.
Todas as vezes que eu me angustiava, minha vontade era de sumir, sem vontade de fazer nada. 
Sempre acabávamos comendo qualquer coisa no sábado e domingo, quase num ritual religioso, comíamos frango assado com maionese... os meninos aceitavam sem falar nada, mas agora me contaram que não aguentavam mais... Eu também não aguentaria se estivesse em sã consciência.
Lá na casa do meu pai também era sagrado o frango assado com maionese nos domingos... vai ver que foi daí que, inconscientemente, eu copiei o cardápio.
Quando me lembro dos almoços de domingo em Maringá, sempre lembro de como era feita a maionese. Cozinhava-se o ovo junto com as batatas com casca, fazia-se o molho com a gema  cozida e outra crua batidas com bastante óleo e o diferencial era bater a clara em neve e acrescentar ao molho, conferindo uma leveza. Eu achava muito ruim, pois ficava muito molhada.
A Gládis (mulher do meu pai) não cozinhava bem... também não fazia um monte de outras coisas bem... mas ficou casada com ele um bom tempo... por burrice e por conveniência.
Tive uma convivência com essa mulher que me permite defini-la como MÁdrasta.
Quero falar de algumas coisas que lembro da Gládis. Não hoje.

O cardápio do fim de semana já está organizado na minha cabeça.
Sábado: escondidinho de mandioca com carne seca.
Domingo: feijão mexicano.

Quero que meu neto-leitor saiba que sua avó não nasceu sendo a grande Dona Benta que ele conheceu... me tornei. Isso ocorreu em 2012, quando estava com 36 anos... 
Estou me refazendo e isso é fantástico!



quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Não estou com vontade de escrever nada hoje, mas quero deixar registrado o IDEB da escola. 
3.8
é isso mesmo. Com esse índice estamos empatados com duas escolas da zona rural e só ficamos na frente de dois colégios da periferia, e mesmo assim a diferença é mínima.
Para comemorar a maravilhosa colocação? Festa.
Concurso Gato e Gata... Pão e circo para o povo...
Demagogia e populismo correndo soltos... eu e um bom tanto dos professores horrorizados... 
Não adianta nada... 
Ou deixamos de lado ou vamos perder a pouca saúde que nos resta.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Amanhã enquanto alguns estarão perdendo tempo com o concurso palhaçada eu vou trabalhar uma produção de texto com meus alunos... Eu acredito no potencial intelectual de alguns deles.
Vou passar o vídeo e sem que tenham acesso a tradução vou pedir que produzam uma narração.
Quero que as imagens e o som os motivem.





Hoje, um aluninho veio me contar que amanhã é seu aniversário, vai fazer 11 anos... um garoto pobre, mas muito amoroso comigo. Vou comprar um presentinho pra ele. Não costumo fazer isso, mas gosto dele de maneira especial, e o que ele me contou me deixou com o coração partido. 
"Meu pai vai me dar R$10,00 e minha irmão vai me dar uma corrente". Bom se eu pudesse fazer um bolo para dar para ele, mas os outros não iriam entender... Seria tão simples e marcaria para sempre... 
A felicidade é tão símples quando se é criança.

Tenho tanto pra falar, mas não sei se devo.
Estava procurando os valores do IDEB que saíram hoje. Talvez eu tivesse dados mais concretos para defender meu ponto  de vista. Não faltará oportunidade e acredito mesmo que seja melhor deixar para considerar o "concurso Gato e Gata do Amanda" só depois dele já ter  sido um sucesso ou um fracasso. 
Estou revoltada com a direção da escola, pra mim não passa duma alienada...
Sempre com um sorrisinho amarelo escondendo o que realmente é... não gosto de gente falsa... na verdade tenho nojo.
Mas sei bem que isso só está me fazendo mal. Estou com muita dor na garganta, minha voz está falhando e me sinto profundamente cansada.
Hoje parei a aula por que não tinha mais força para falar... 
Preciso de férias ou ainda de algo que me tire dessa rotina escola-casa-escola-casa...
As professoras estão combinando um lanche, me convidaram, mas já arranjei uma desculpa para não ir no primeiro encontro.
Ao mesmo tempo que sei que preciso retomar algumas atividades sociais, me sinto sem força para isso... parece que já sei no que vai dar... Posso antever até as conversas e me dá uma preguiça.
Gosto muito de algumas professoras que trabalham comigo... mas não gosto de outras...
Pra mim é difícil, pois eu preciso admirar a pessoa para estabelecer uma relação de afeto... e posso contar no dedos quantas são as pessoas que eu admiro por lá... E não me sinto confortável de estabelecer uma intimidade com pessoas que não admiro... prefiro ficar na relação profissional. É uma pena, pois estou perdendo com isso... 
Tenho percebido que sou uma pessoa meio esquisita. Não quero intimidade com ninguém, não gosto de me expor e prefiro passar os fins de semana na cama do que conviver com pessoas... Sinto que isso não é legal...
Preciso parar, o Pedro caiu e está aqui chorando... precisa de carinho e atenção...
Talvez eu não seja assim tão esquisita... cuidar dos meninos não é muito fácil... preciso de muita força e disposição... o pouco tempo que me resta tenho que usar para descançar..

sábado, 11 de agosto de 2012

And I loved you all the wrong ways

Agora são 14:30h, é sábado e eu estou descansando depois de ter feito almoço. Tudo corria normalmente até que o João Guilherme resolveu dar seu showzinho de grosseria. Daqueles que só ele consegue dar.
Tudo é difícil com ele. Faz dias que tenho dito pra que ele pense em como nós nos sentimos quando ele nos agride... mas hoje ele passou dos limites e tomou umas chineladas.
Conheço os meus filhos, analiso seus comportamentos e sei como eles agem.
Quando o Fernando dá um tapa no Gui sei que é uma defesa e também sei que quando o Gui chora e puro fingimento, pois ele quer que eu brigue com o Fê para o "defender".
Hoje aconteceu exatamente isso. Mas como eu não caí na chantagem emocional ele veio com toda a grosseria, levantou a voz e me acusava... perco a paciência com bem menos que isso, mas juro que estou treinando resistência.
Desde pequeno ele adora fazer esse teatro. Grita, se joga no chão e chora como se tivesse sendo espancado. Se grito, ele grita ainda mais alto. Me deu uma raiva, pois tinha churrasco no vizinho e ele berrando aqui. Peguei o chinelo e dei-lhe umas nas pernas...
O que me deixou preocupada é que eu mesmo não estando fora de mim, perdi o fôlego e senti uma pressão tão grande na cabeça. Tive que deitar. Tudo começou a rodar e eu me senti fraca.
Recompus as forças em alguns minutos. Isso nunca tinha acontecido antes.
O estresse não foi dos maiores e eu me cansei demais.
Como estou com muitas dores da garganta e estou achando que são as cordas vocais, marquei uma consulta. Vou ao médico e já vejo se ele me encaminha para alguns exames.
Não sou mais  uma menininha, preciso cuidar da saúde.
Estou envelhecendo e não sei lidar com isso.
As vezes me observo, vejo que minhas mãos não são mais lisinhas como eram. Tenho algumas ruguinhas e estão aparecendo  manchinhas, ainda pequenas, pelo corpo.
Como será que as outras pessoas veem seus envelhecimentos?
Acho que vou começar a comprar cremes...
Os exercícios ficaram para o mês que vem...
Me preparei para começar, mas me faltou coragem...
Uma velha preguiçosa, eis no que me tornei!
Preciso mudar isso imediatamente.

Ontem lendo um caderninho de ocorrências, encontrei o seguinte texto: " A profa Roxana soltou os alunos 5 minutos antes para o recreio e o aluno chutou a porta da sala em que eu estava explicando matéria."
Fiquei com uma raiva desse infeliz.
Não foram 5 e sim 2 minutos, contados no relógio. Tenho aula geminada com a turma, sendo assim não perco tempo com entrada e chamada. Os alunos ficam duas aulas em atividade ininterrupta. Será que não tenho o direito de soltá-los dois minutinhos antes?
Oras, justo esse inteligentíssimo professor? Vou até scanear uma avaliação dele para colocar aqui.
No caderninho de outra turma li que ele não sabe nem escrever, cometendo erros de ortografia inadmissíveis... mas tá certo. Ele está no seu direito de colocar uma anotação da professora no caderninho de ocorrência dos alunos.
Sei que ele não gosta de mim, pois ano passado eu era presidente da comissão de eleição da escola e barrei uma porção de idiotices que ele queria fazer. Entre elas, retirada de propagandas e proibição de filmagem do dia da votação. Sei que o filho dele saiu dizendo que a "Chatinha" não deixou. Mas a verdade é que não fiz nada contra ele e sempre consultei a comissão superior para tomar as decisões.
Eram 3 candidatos, ele foi o único que causou maiores problemas. Ainda bem que ele não ganho, senão eu estava perdida.
Esse infeliz estava junto como o professor que na semana passada falou uma idiotice pra mim (considerei o fato alguns dias atrás).
E falando no professor da semana passada, estou cumprindo a meta que tracei. Não dirijo a palavra a ele, mas como não sou mal educada respondo quando ele se dirige a mim. Ontem quando cheguei para trabalhar, ele me perguntou se eu já tinha visto que tinha aberto as inscrições para o concurso.
Fiquei nervosa, pois tenho que fazer mais um concurso, mas não pude nem ver, pois a sexta é corrida, tenho 5 aulas. Só me sobrou tempo de olhar o site do núcleo de tarde na outra escola. Quase não acreditei em mim, pois ao ler apenas o título já vi que não se tratava do edital, mas de uma consulta para construção de edital. Perguntei até para a secretária da escola pra saber se eu não estava enganada... e realmente eu não estava... ainda bem.
E é isso aí...
São esses professores que se acham no direito de falar de mim. Mas pior que isso, eles dão aula.
Preciso parar agora, vou preparar o lanche da tarde... com direito a pão de queijo quentinho... adoro fim de semana!